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ALCO RSC-3

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A RSC-3 data do início da década de 50, quando a American Locomotive Co. (ALCO), decidiu produzir uma locomotiva capaz de competir com as versões "general purpose" que as demais fabricantes americanas começavam a investir naqueles dias.

Com versatilidade e estilo, o modelo Road Switcher era bastante funcional, tanto em manobras quanto em formação de trens completos, permitindo o acoplamento de unidades múltiplas para maior capacidade de tração.

No Brasil foram adquiridas 12 unidades da versão A1A, em 1951, pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, posteriormente repassadas as remanescentes para a Fepasa. Foram utilizadas para todo serviço, desde manobras até os mais afamados trens de passageiros daquela estrada, como o Trem R em trechos não eletrificados de sua rota no alto interior de São Paulo.

As RSC-3 tiveram uma vida produtiva, mas comparadas com suas irmãs RS3, de mesma potência, mas truque B-B, não tiveram maior sorte, restando apenas uma remanescente, que pertenceu à Companhia de Cimento Ciminas.

A Frateschi teve o cuidado de reproduzir o exclusivo truque utilizado no modelo vendido ao Brasil, contando com um novo redutor, além da fidelidade de desenho e escala. Apresentada e disponibilizada nas versões de padrão de pintura, CPEF e Fepasa, fase 1.

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