Versão em Português English Version Versión Español

Um hobby fantástico ao alcance de todos!

Frateschi > A Empresa > Foco Estratégico

logo-50anos

Missão - Contribuir, divulgar e preservar a memória ferroviária através da prática do ferremodelismo.

Visão - Promover continuamente a satisfação de nossos clientes sem dissociá-la jamais, do esforço constante de trazer realização profissional e pessoal aos "Clientes Internos".

Objetivos - Ampliar o número de produtos bem como, aprimorar os já existentes buscando satisfazer de modo criterioso, QUALIDADE, CUSTO E LUCRATIVIDADE.

Valores - Desenvolver e manter a confiabilidade e a fidelidade na marca "FRATESCHI" pautadas em uma política comercial ética e uma atividade industrial competente.

Um pouco de nossa história

Poucos empreendimentos mundiais - é importante que se diga mesmo em escala mundial - chegam e ou ultrapassam meio-século de atividades. O que sinaliza resultados e solidez, mas isto somente, embora longe de ser pouco, não é salvo conduto para a plenitude do descanso ou da visão de missão cumprida. Muito mais a fazer e a cumprir estão presentes, na medida em que o mesmo trabalho tenaz e pertinaz por todo um caminho, apenas nos lembra que seu resultado é fruto de continuada realização pelo trabalho. Se chegamos até aqui, comemora-se também o caminho percorrido e não somente a viagem em destino.

E por falar em viagem os produtos Frateschi representam bem um objeto que por definição tem em sua existência o movimento, a dinâmica, o deslocamento, tanto no tempo quanto no espaço. Dedicamo-nos a lidar com um mundo e um universo: o mundo que cerca as ferrovias brasileiras e o universo que as define através de seus admiradores, pesquisadores, estudiosos, modelistas e adoradores pura e simplesmente.

Em 50 anos representamos através do processo fabril de miniaturas a realidade ferroviária vigente. Pudemos nos colocar atemporais na medida em que lidamos com todos os períodos que os 160 anos de presença das estradas de ferro no Brasil tiveram em sua escala existencial.

Desta escala existencial somos parte também de uma história que vimos acontecer.

Fomos, de certa forma, compiladores de uma grande obra, de trechos escritos em capítulos, os capítulos da existência ferroviária brasileira. Reproduzimos material e culturalmente ícones e símbolos de uma história que também se construía, tendo como alicerce o desenvolvimento e um passado nobre.

Nosso público se formou a partir de nosso produto, cuja referência passou a ser a nossa assinatura e identidade.

Nos primeiros 10 anos, firmamos o nosso nome. Nos primeiros 20 anos, firmamos o nosso propósito. Nos primeiros 30 anos, firmamos os nossos objetivos. Nos primeiros 40 anos, firmamos a nossa missão e nos primeiros 50 anos, firmamos a nossa existência.

Nosso nome foi construído para que se tornasse uma referência nacional fabril e funcional para o modelismo ferroviário brasileiro. Nosso propósito foi definido para que desta referência pudéssemos nos tornar parte de um cenário de qualidade e de realização para o hobby e de referência para a ferrovia. Nosso objetivo focou o crescimento sem a perda do equilíbrio, assumindo riscos tanto quanto reconhecendo nossos limites. Nossa missão foi definida a partir do momento em que chegamos ao estágio de reconhecer os desejos legítimos de nossos clientes e não somente vontades a serem satisfeitas. E a nossa existência? Nossa existência resume as demais quatro décadas vencidas, construídas, conquistadas e realizadas. Resume. Não limita. Resume. Não encerra. Resume. Não finaliza. Pelo contrário - ela se torna o cenário de nosso horizonte.

Porque se o ditado popular diz que o futuro a Deus pertence, podemos dizer que o presente a nós é emprestado e o passado, a nós, determinado.

Chegamos aos 50 anos agradecendo a Deus primeiramente, o que antes, de sua pertença, ( o futuro...) nos foi determinado ( no presente...) e hoje, neste momento, recebemos como herança ( de nosso passado realizado...) a força, a motivação e o empenho para que novas conquistas e novas realizações traduzam mais uma vez o esforço e o reconhecimento de nosso público, que nos acompanha e nos define. E a este público, com todas as suas manifestações, críticas, apreços, exageros e às vezes injusta visão, é que dedicamos o caminho que trilhamos - sem ele não teríamos o nosso NOME, o nosso PROPÓSITO, o nosso OBJETIVO, a nossa MISSÃO E a nossa EXISTÊNCIA.

Neste caminho nossos acertos não foram os únicos e nossos erros não foram todos. Mas a alegria foi uma só: aquela que define o que somos, o que realizamos, o que conquistamos e o que sabemos que somos. Não perdemos o nosso tempo pensando o que nos define. Usamos o nosso tempo construindo o saber daquilo que nos define. E o saber daquilo que nos define passa por você, MODELISTA. Lembre-se disto.

E o tempo? Ora, o tempo... É apenas o mais importante de todos os detalhes... sem ele não chegaríamos. Sem ele não faríamos o que somos. Sem ele não saberíamos o quanto, apenas como...

Que os anos não passem sem que antes nós passemos por eles.

A família Frateschi, na memória determinada de seu fundador, Galileu Frateschi, na presença de seu realizador, Celso Frateschi, e de seu gestor, Lucas Frateschi; e na determinação de seus funcionários, colaboradores, fornecedores e comerciantes, revela assim o maior de seus lançamentos para os 50 anos: você, modelista. Com a diferença de que jamais foi reduzido em escala por nós, mas agigantado além dela, porque sinceramente considerado em tudo e por tudo aquilo que fizemos até aqui. Porque para os próximos 50 anos continuaremos a nos firmar pelo denominador comum de todos os anteriores: a verdade que nos orienta e o compromisso que nos define.