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ALCO RS-3

Foto real locomotiva ALCO RS-3

A RS-3 data do início da década de 50, quando a American Locomotive Co. (ALCO), decidiu produzir uma locomotiva capaz de competir com as versões "general purpose" que as demais fabricantes americanas começavam a investir naqueles dias.

Com versatilidade e estilo, o modelo Road Switcher era bastante funcional, tanto em manobras quanto em formação de trens completos, permitindo o acoplamento de unidades múltiplas para maior capacidade de tração.

No Brasil foram adquiridas 48 unidades, em 1952, pela Estrada de Ferro Central do Brasil, numeradas de 3301 a 3347, para operação em bitola de 1,60m. Foram utilizadas para todo serviço, desde manobras até os mais afamados trens de passageiros daquela ferrovia, passando por carga geral, minérios e siderúrgicos.

Largamente utilizadas na RFFSA em sua pintura clássica vermelha, as RS-3 tiveram uma vida útil bastante elevada, sendo que passados mais de 60 anos desde a sua fabricação ainda podem ser vistas operacionais nos sistemas suburbanos de São Paulo (CPTM), Rio e Belo Horizonte em excelentes condições.

<h3>3081 - E.F. Central</h3>

3081 - E.F. Central

<h3>3082 - RFFSA</h3>

3082 - RFFSA

<h3>3086 – CPTM (Fase II)</h3>

3086 – CPTM (Fase II)

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