Versão em Português English Version Versión Español

Um hobby fantástico ao alcance de todos!

News

Conheça o “Ferromodelismo”: professor é apaixonado pelos trens em miniatura

http://g1.globo.com/pb/paraiba/jpb-1edicao/videos/v/conheca-o-ferromodelismo-professor-e-apaixonado-pelos-trens-em-miniatura/5412692/

Leia Mais

Conheça uma turma de Sorocaba apaixonada por ferromodelismo

Em Sorocaba tem uma turma que cultiva uma paixão que atravessa gerações: o ferromodelismo. O hobby, que vem do século XIX, é mais do que simplesmente colecionar vagões e peças da ferrovia. É uma brincadeira que tem bastante pesquisa história e também reúne os amigos.   Fonte: http://www.recordpaulista.com.br/portal/noticia/12901

Leia Mais

Apaixonados por ferreomodelismo na região de Marília

Leia Mais

Ferreomodelismo conquista rio-pretenses de várias idades

vida_paulosotelocalvo

Além de ter em casa uma maquete com 15 locomotivas e 80 vagões, o bancário Paulo Sotelo Calvo, 46 anos, gosta de sair a campo para filmar e fotografar trens e assim alimentar seu canal no YouTube dedicado à memória da Estrada de Ferro Araraquara (EFA).   O bancário Paulo Sotelo Calvo, 46 anos, não…

Leia Mais

Professor e alunos da Fatec Tatuapé constroem laboratório de sinalização ferroviária

14285432_971305752981609_448645600_o

Os alunos do curso tecnológico de Transporte Terrestre da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuapé – Victor Civita, na Capital, passaram a contar com um laboratório de sinalização ferroviária para facilitar o aprendizado. O laboratório começou a ser montado em 2014 pelo coordenador do curso, Edegar Maurício Keretch, e seus alunos, e oferece elementos…

Leia Mais

Conheça a empresa que fabrica trens elétricos há 49 anos

size_810_16_9_trens-em-miniatura-da-frateschi

São Paulo – Na era digital, com smartphones, tablets e videogames tomando conta do tempo de lazer das pessoas, é difícil imaginar que ainda exista espaço para negócios como o da Frateschi: fabricante de trens em miniatura que está há 49 anos no mercado. Mas não é bem assim. “As pessoas são bombardeadas pela tecnologia,…

Leia Mais

Paixão que não enferruja: Paraná é a terra das marias-fumaça

“Arte” de ferreomodelistas em Curitiba fica exposta na estação ferroviária: maquetes, miniaturas, réplicas e histórias de trem (foto: Franklin de Freitas) Cultura ferroviária sobrevive e coloca o Estado em destaque quando o assunto é ferreomodelistas Desde meados do século passado os trens perderam importância como meio de transporte de passageiros, com as ferrovias sendo gradualmente…

Leia Mais

Fãs de trens ajudam a recuperar estações antigas no interior de SP

160909news

Com recursos próprios, pagaram pedreiro para reparar a alvenaria de imóveis que já foram considerados podres. Os telhados e parte do madeiramento foram trocados. A própria marcenaria produziu novas portas e janelas. E, para resgatar as cores originais dos edifícios dos anos 20, alunos de arquitetura fizeram prospecções em paredes e acharam até sete camadas…

Leia Mais

Passeios de Trem

passeio-trem

O Trem no Caminho do Futuro Quando falamos do trem ele na maior parte das vezes é lembrado com um sentimento de nostalgia e saudosismo. Lembramos das vezes em que estivemos junto a nossos pais ou avós em viagens curtas ou mesmo quando paramos simplesmente para ver ou ouvir aquela composição em um cruzamento de…

Leia Mais

Maquete Executada de: Sr. Juliano Zambrota – Camanducaia/MG

minha-ferrovia02

Maquete Executada de: Sr. Juliano Zambrota – Camanducaia – MG “O FERREOMODELISMO! Este é um Hobby fantástico ao qual tive o prazer de conhecer há dezessete anos e que me apaixonei de cara. O Ferreomodelismo para mim é uma imensa satisfação em poder criar os meus própios cenários e trens, cortando vales, montanhas, rios, atravessando…

Leia Mais

Maquete Executada de: Sr. José Balan Filho – Curitiba/PR

minha-ferrovia01

Maquete Executada de: Sr. José Balan Filho – Curitiba “O ferreomodelismo para mim é um hobby completo. Quando estou envolvido com um novo projeto sinto-me renovado, e a terapia que faço na execução da maquete me proporciona aquela paz que preciso para o exercício da minha profissão de administrador de empresas.”

Leia Mais

Como Limpar as Rodas de Suas Locomotivas

dica001

Para que suas locomotivas Frateschi rodem suavemente na maquete é necessário que suas rodas estejam limpas. Sujeira nas rodas não é difícil de detectar. Se você notar que os faróis da máquina piscam enquanto ela está rodando, ou se a máquina “engasga” em algum ponto da linha, é bom verificar se as rodas apresentam uma…

Leia Mais

Para Assentar os Trilhos no Tablado

dica002

Conforme o Manual de Maquetes da Frateschi, os trilhos devem ser assentados no tablado de madeira com preguinhos 6 x 6, usando-se um punção. Você pode usar como punção um prego maior, invertido, conforme se vê na foto. Isso evitará que o martelo danifique a superfície dos trilhos.

Leia Mais

Areeiro para Locomotivas

dica003

Uma construção simples, sugestiva e barata que utiliza o terreno, o tanque e a casinha do depósito de óleo FRATESCHI, (ref. 1514), uma telha estreita da plataforma (ref.1502) e varetas de aeromodelismo para fazer a estrutura de sustentação do tanque. Colaborou: Guilherme David

Leia Mais

Trilhos Flexíveis – Curvas Variáveis

dica004

Quando usamos trilhos seccionais para construirmos nossas maquetes, não é possível evitarmos o efeito mostrado na figura 1, ou seja, o excessivo deslocamento tangencial das extremidades dos vagões, principalmente dos carros de passageiros mais longos, ao passarem do trecho reto para o curvo. Entretanto, para aqueles que têm mais espaço e podem construir maquetes maiores,…

Leia Mais