Versão em Português English Version Versión Español

Como Limpar as Rodas de Suas Locomotivas

dica001
Para que suas locomotivas Frateschi rodem suavemente na maquete é necessário que suas rodas estejam limpas. Sujeira nas rodas não é difícil de detectar. Se você notar que os faróis da máquina piscam enquanto ela está rodando, ou se a máquina “engasga” em algum ponto da linha, é bom verificar se as rodas apresentam uma crosta enegrecida próxima às flanges. Se houver, será preciso removê-la.

Existem várias maneiras de se limpar as rodas. Pode-se retirar a sujeira com um estilete de madeira, um palito ou um cotonete, mas a melhor maneira continua sendo remover a sujeira com a ajuda de um solvente tipo WD-40 ou similar, em uma toalha de papel. Aplique um pouco do WD-40 na toalha de papel e estenda-a sobre os trilhos. Coloque um dos truques da locomotiva sobre a toalha umedecida com o solvente e deixe o outro truque de fora, mas também sobre os trilhos. Segure levemente a locomotiva e gire o botão do controlador de velocidade quase no máximo, de forma que as rodas girem bem rápidas. A eletricidade será conduzida através das rodas do truque que está posicionado fora da toalha. Com a outra mão, segure a toalha no lugar. A sujeira das rodas logo ficará retida no papel. Repita o processo várias vezes, invertendo a posição da locomotiva.

A limpeza das rodas das locomotivas e vagões de nada adiantará se os trilhos não forem mantidos limpos. Deve-se limpar os trilhos com um paninho limpo e que não solte pelos. Esfregue bem o pano, enrolado no dedo, sobre os trilhos.